Veja também:
Divulgação
Os Pássaros
(Postado em: 17/12/2023 Por Camila Amaral)
Os bastidores do filme foram tão perigosos quanto os pássaros
"Os Pássaros", dirigido por Alfred Hitchcock, é um clássico do suspense que se passa em uma cidade costeira pacata, repentinamente invadida por violentos ataques de pássaros aterrorizados, sem explicação aparente. A história gira em torno de Melanie, uma mulher que luta pela sobrevivência ao lado de outros habitantes, enquanto tentam entender e escapar do inexplicável comportamento agressivo das aves.
Ray Berwick, treinador de animais, ficou responsável pela captura e coordenação das aves em cena. Dificilmente daria certo, e foi o que aconteceu. Várias pessoas da equipe precisaram de cuidados médicos após serem bicadas e arranhadas, principalmente pelas gaivotas, que atacam intencionalmente a região dos olhos.
Descoberta por Alfred Hitchcock, Tipp Hedren era modelo e atriz de comerciais quando foi convidada para estrelar “ Os Pássaros”, após assinar um contrato abusivo de 7 anos. Conhecido por sua obsessão e controle sobre seus atores, Hitchcock foi além do profissionalismo com Hedren, exercia um forte controle sobre ela, o que incluía isolá-la dos outros membros do elenco e da equipe, criando um ambiente de trabalho tenso e desconfortável. Em seu livro de memórias, lançado em 2016, a atriz descreveu como o diretor costumava encará-la incisivamente no set, a ponto do restante da equipe perceber seu desconforto.
Na clássica cena do quarto, foram usados animais reais e recém capturados que eram literalmente arremessados contra Hedren, no quinto dia de gravação da cena (!) a atriz entrou em exaustão física e mental. A contragosto do diretor, ficou fora das gravações por uma semana para que conseguisse se recuperar moderadamente e terminar o filme.
Apesar dos bastidores problemáticos, o filme ainda é referência para grandes cineastas modernos que, esperamos que sejam capazes de usar mais criatividade e menos agressividade.