O Top100filmes utiliza cookies e tecnologias similares para melhorar a experiência do usuário em nosso site. Ao continuar navegando no site você concorda com a nossa Política de Privacidade

Imagem do filme entrevista com vampiro

Divulgação

Vampiros - você sabe como surgiu o mito?

(Postado em: 15/03/2024 Por Leandro Soares)

Veja quais as teorias mais aceitas do mito das criaturas noturnas

Atualmente Hollywood não tem produzido muitos filmes das criaturas da noite - o interesse das pessoas sobre o assunto caiu bastante nos últimos anos, muito disso devido a produções medíocres sendo sobre tema. No entanto, acredito que seja uma questão de tempo até que novas produções com essa temática voltem a surgir, afinal de contas, os filmes de heróis já começaram a demonstrar sinais de cansaço: os números das arrecadações dessas produções diminuíram drasticamente, principalmente porque ninguém está tão interessado em heróis coadjuvantes (convenhamos, se eles fossem interessantes, teriam se tornado grandes sucessos), e como tudo na vida funciona em ciclos, o ciclo atual dos super-heróis parece estar chegando ao fim para dar lugar a novas produções de temas variados.

Enquanto não vemos a temática vampírica ter seu auge nos cinemas, que tal saber como surgiu todo o misticismo em torno desses seres noturnos?

Vampiro - As prováveis origens da crença

O misticismo em torno dos vampiros tem raízes profundas na história e na cultura de diferentes sociedades ao longo dos séculos. A lenda do vampiro evoluiu a partir de uma mistura de crenças, mitos e eventos históricos, dando origem a uma figura misteriosa e muitas vezes assustadora que tem fascinado as pessoas por gerações.

As origens do misticismo do vampiro remontam a antigas tradições e folclores de várias culturas ao redor do mundo. Na Europa Oriental, lendas sobre criaturas semelhantes a vampiros, como strigoi na Romênia e nos Bálcãs, e upyr na Rússia, eram parte integrante das crenças populares. Essas histórias descreviam seres que se alimentavam da energia vital ou sangue das pessoas, lançando o medo e a fascinação nas comunidades locais.

Strigoi

IIustração de Vampedia

Strigoi no folclore romeno é um espírito reanimado e vampiresco ou de ordem inferior que retornou do túmulo para atormentar seus entes familiares e após a morte de todos esses, passa a caçar pessoas aleatórias. Há critérios específicos para se tornar um strigoi, como ser o sétimo filho do mesmo sexo em uma família, levar uma vida de pecado, morrer sem se casar, morrer por execução por perjúrio, morrer por suicídio ou morrer de uma maldição de bruxa. Para prevenir e se proteger contra strigoi, é recomendado exumar o strigoi, remover a cabeça e cortá-la ao meio, e fincar um prego em sua testa.

Upyr

Acervo top100filmes

Um upyr (a pronúncia começa com som da letra V) ou "upiór" em portugês, é um ser presente no folclore eslavo, similar a um vampiro. Acreditava-se que os upiórs eram indivíduos amaldiçoados que morreram repentinamente, tiveram seus corpos profanados ou não foram enterrados corretamente. Eles eram conhecidos por beber sangue humano, possuírem força sobre-humana e poder matar com seu sopro ou gritos. Dizia-se que Upiórs atacavam as pessoas à noite, causando sufocamento ou sonambulismo. Diversos remédios foram sugeridos contra upiórs, como enterrar os mortos com cabeças de alho, tijolos ou pedaços de ferro em suas bocas, espalhar sementes de papoula em seus caixões ou dar-lhes tarefas como desatar nós para mantê-los ocupados.

Eventos históricos reais e a literatura

Freepik

Eventos históricos também contribuíram para a disseminação do misticismo do vampiro. Por exemplo, durante a epidemia de peste negra na Idade Média, as pessoas muitas vezes eram enterradas prematuramente ou sem os devidos rituais funerários, levando a relatos de supostos vampiros que retornavam dos mortos. Esses relatos alimentaram ainda mais a crença na existência de vampiros.

A literatura gótica do século XVIII, em particular o romance "Drácula" de Bram Stoker, desempenhou um papel significativo na consolidação e popularização do misticismo do vampiro. A imagem do Conde Drácula, um nobre sedutor e aterrorizante que se alimentava do sangue humano, cativou a imaginação do público e estabeleceu muitos dos tropos e características associados aos vampiros modernos.

O cinema e a consolidação do mito

Nosferatu - Divulgação

A influência do cinema, especialmente com o filme "Nosferatu" de 1922 e também as várias adaptações de "Drácula", ajudaram solidificar a figura do vampiro na cultura popular, perpetuando assim o misticismo em torno dessas criaturas sobrenaturais.

Em resumo, o misticismo do vampiro surge de uma combinação complexa de tradições folclóricas, eventos históricos e representações literárias e cinematográficas ao longo do tempo, criando um fascínio duradouro e uma aura de mistério em torno dessas enigmáticas criaturas da noite.