O Top100filmes utiliza cookies e tecnologias similares para melhorar a experiência do usuário em nosso site. Ao continuar navegando no site você concorda com a nossa Política de Privacidade

Mulher branca com vestido azul em uma floresta com as mãos no ouvido gritando de dor

Divulgação

O Mundo Depois de Nós

(Postado em: 13/12/2023 Por Camila Amaral)

“Bom? Ruim? Um pouco dos dois?”

[Spoiler]
Começo a falar sobre os motivos que me levaram a assistir o filme, acredito que parte foi pela curiosidade em saber o porquê de um filme ser um dos mais assistidos de uma plataforma de streaming estar com uma nota mediana em vários sites especializados, mas a outra parte da minha motivação , e talvez a maior, tenha sido a escolha do elenco, que é uma obra prima à parte, com Julia Roberts, Mahershala Ali, Ethan Hawke e Kevin Bacon, entregaram tudo o que esperávamos. Sem diminuir a participação dos outros atores que não ficaram ofuscados em momento algum.
Os dias anteriores a um evento podem ser mais satisfatórios que o próprio evento. Partindo desse princípio, do ponto de vista de quem não leu o livro (escrito por Rumaan Alam) e não imaginava o que estava por vir, como acredito que tenha acontecido com a grande maioria das pessoas que assistiu ao filme, aproveitamos muito o desenrolar da história, fomos envolvidos por uma curiosidade enorme que, pode ter se transformado em frustração com o final que não aconteceu. E porque não aconteceu?
A história é bem interessante, tem bons diálogos e o clima de tensão faz com que a ansiedade pelo o que está por vir aumente cada vez mais. Tudo foi captado, tudo foi entendido. Todos os conceitos. A dependência da internet e como ela conecta nossa vida ao mundo, o estado primitivo do ser humano quando perde o fino véu de civilidade quando está à beira do caos... Ainda assim aguardamos uma conclusão, ou um caminho.
Quando o grande momento chega, o caos mostra sua cara e os personagens tomam decisões para si e para os seus. Salvar sua família, estar junto daqueles que amam, assumir a ignorância que carregam ou simplesmente uma satisfação pessoal e egoísta? Cada um tem o seu perfil. Se é para refletir sobre o futuro da humanidade, bom, nada mudou porque já estamos no futuro.
Entendo que finais em aberto deixem margem para muita especulação, e isso também faz parte do negócio, gerar repercussão, teorias, discussões…enfim, quanto mais se fala sobre, mais devagar cai no esquecimento. No final você tem tantas perguntas que pode acabar esquecendo o quanto foi envolvido, e o quanto foi satisfatório até chegar a esse ponto. Tirem suas próprias conclusões mas, para mim, o filme acabou de forma preguiçosa. O final parecia que era o começo.